Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
  • 2º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJ-DF - APELAÇÃO CÍVEL NO JUIZADO ESPECIAL: ACJ XXXXX DF

Detalhes

Processo

Órgão Julgador

Primeira Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais do D.F.

Publicação

Julgamento

Relator

SANDOVAL OLIVEIRA

Documentos anexos

Inteiro TeorACJ_20050110687783_DF_27.06.2006.doc.doc
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

Ementa

CIVIL. PROCESSO CIVIL. CDC. ACIDENTE DE CONSUMO. AQUISIÇÃO DE PASSAGENS PARA VIAGEM AO EXTERIOR DESACOMPANHADA DE BILHETE DE RETORNO. AUSÊNCIA DE INFORMAÇÃO. PRESCRIÇÃO QÜINQÜENAL. DECADÊNCIA INOCORRENTE. SENTENÇA CASSADA. MÉRITO. PROVA CONTRÁRIA À VERSÃO DA AUTORA. INEXISTÊNCIA DE FATO ATRIBUÍVEL À RÉ. DESACOLHIMENTO DO PEDIDO.

1- O DIREITO DO CONSUMIDOR EM OBTER O RESSARCIMENTO PELOS DANOS MATERIAIS E MORAIS, ORIUNDOS DA AUSÊNCIA DE INFORMAÇÃO, QUANTO À OBRIGATORIEDADE DE ADQUIRIR PASSAGENS CONJUGADAS DE IDA E VOLTA COMO REQUISITO PARA O INGRESSO NO SOLO NORTE-AMERICANO, NÃO CONSISTE EM RECLAMAÇÃO CONTRA VÍCIO APARENTE OU DE FÁCIL CONSTATAÇÃO NO FORNECIMENTO DO SERVIÇO (ART. 26 DO CDC). AO CONTRÁRIO, O DESIDERATO SE VINCULA À RESSARCIMENTO POR FATO DO SERVIÇO. PRECEDENTE.
2- A REGRA APLICÁVEL AO CASO É A DO ARTIGO 27 DO CDC, SEGUNDO A QUAL "PRESCREVE EM CINCO ANOS A PRETENSÃO À REPARAÇÃO PELOS DANOS CAUSADOS POR FATO DO PRODUTO OU DO SERVIÇO".
3- EXAME MERITÓRIO POSSIBILITADO PELO DISPOSTO NO § 3º DO ARTIGO 515 DO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL.
4- NÃO ESTANDO SUFICIENTEMENTE COMPROVADO NOS AUTOS QUE A VIAGEM DEIXOU DE OCORRER POR CULPA DA EMPRESA DE TRANSPORTE, MAS SIM POR CONVENIÊNCIA DA CONSUMIDORA, TANTO QUE ADQUIRIRA OUTRAS PASSAGENS, ANTES MESMO DA DATA PREVISTA PARA O EMBARQUE, INEXISTE O DEVER INDENIZATÓRIO VINDICADO.
5- RECURSO CONHECIDO E PARCIALMENTE PROVIDO, APENAS PARA AFASTAR A ALEGADA DECADÊNCIA. NO MÉRITO, JULGAR IMPROCEDENTE O PEDIDO INDENIZATÓRIO

Acórdão

CONHECER. AFASTAR PRESCRIÇÃO. IMPROVER O RECURSO. UNÂNIME.Indexação
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/tj-df/2775331