Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJDFT concede habeas corpus preventivo a presidente da COOPERFIM

    O desembargador da 1ª Turma Criminal do TJDFT concedeu, parcialmente, liminar em habeas corpus a favor do presidente da COOPERFIM (Cooperativa de Consumo dos Comerciantes da Feira dos Importados do DF), Damião Leite Soares. A decisão suspende a decretação de sua prisão preventiva, determinada pelo juiz da 4ª Vara Criminal de Brasília. Além de suspender a prisão, o relator do habeas corpus determinou o afastamento de Damião da presidência da cooperativa e seu comparecimento ao juízo de 1º Grau para assinar termo de comparecimento aos atos processuais e atualização do endereço onde poderá ser localizado.

    Consta do pedido de liberdade que, no dia 21/08/2012, o MPDFT ofereceu denúncia contra vinte e dois componentes/fundadores da COOPERFIM por estelionato e formação de quadrilha e requereu o sequestro de todos os lotes onde estão localizados a Feira dos Importados e seus estacionamentos. O processo tramita na Quarta Vara Criminal de Brasília. No dia 22/02/2013, o órgão ministerial ofereceu denúncia contra o presidente da cooperativa pelo crime de extorsão.

    Na decisão que recebeu a denúncia, o juiz de 1ª Instância decretou a prisão preventiva do réu sob o argumento de que desde sua posse como presidente, em 27/03/2012, Damião passou a coagir os feirantes para receber valores rateados de água, luz, limpeza e segurança, além do pagamento de taxa de administração à Terracap. Ao decretar a prisão, o magistrado ressaltou que o réu também é acusado pelo MP de mandar cortar a energia da banca de alguns feirantes inadimplentes, de ameaçar um deles de morte e de usar milicianos armados para amedrontar os feirantes, sendo necessária a prisão para garantir a ordem pública e a instrução criminal.

    A prisão do presidente da COOPERFIM está suspensa até o julgamento do mérito do HC pelo colegiado da Turma. Enquanto isso, ele deverá ficar afastado da presidência da cooperativa pelo prazo de 30 dias.

    Processo: 2013 00 2 005999-4

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdft-concede-habeas-corpus-preventivo-a-presidente-da-cooperfim/100388273

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)