Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJDFT lança vídeo sobre preenchimento de Guias de Custas Judiciais

    O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios lança, nesta quinta-feira, 27/6, um vídeode três minutos apresentando um pequeno roteiro para o preenchimento das Guias de Custas Judiciais. As guias são emitidas exclusivamente a partir do site do TJDFT, de preferência através do browser Mozila Firefox, que gera uma Guia de Recolhimento da União em PDF. O documento é uma ficha de compensação que pode ser paga em qualquer instituição financeira e correspondentes bancários.

    Para ter acesso ao sistema de emissão de guias, é necessário que o usuário – advogado ou parte - realize um cadastro prévio. A partir da efetivação do cadastro, ele poderá emitir qualquer tipo de guia que precisar, após entrar no sistema com seu CPF e sua senha. Caso o usuário não recorde sua senha, ele pode recuperá-la no link “esqueci minha senha”. É importante estar atento para a exatidão do e-mail informado e observar se o anti-spam do correio eletrônico está desativado ou, caso contrário, buscar a resposta na lixeira da caixa de e-mail. A senha de recuperação é alfanumérica alternada e não pode ser criada pelo usuário.

    Depois de emitir uma guia, não é necessário sair do sistema para emitir outra. Uma vez dentro do sistema, podem-se gerar quantas e quaisquer tipos de guia forem necessárias. Ao gerar as guias, é possível calcular o valor antes da emissão.

    O pagamento das guias deve ser feito em dez dias a contar da data da emissão, exceto as guias de recursos e de depósito público que devem ser pagas no mesmo dia de sua emissão. O usuário não deve agendar a data do pagamento e não pode efetuá-lo por meio de cheque ou após o vencimento.

    Cerca de 20 mil guias de custas eletrônicas são emitidas por mês no TJDFT. A medida trouxe facilidades para advogados e partes que não precisam mais se deslocar aos fóruns. Para o Tribunal, representou economia em termos de redução de pessoal e de espaço físico que puderam ser aproveitados em outros serviços e também na diminuição do consumo de papel e suprimentos.

    O TJDFT disponibiliza ainda manuaisque auxiliam o preenchimento de todos os tipos de guias. Saiba mais sobre a Portariaque regulamenta

    os procedimentos de recolhimento e devolução de custas judiciais eletrônicas na Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações99
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdft-lanca-video-sobre-preenchimento-de-guias-de-custas-judiciais/100584120

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)