Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Plano de Saúde é condenado a indenizar portadora de obesidade mórbida

    A 5ª Turma Cível negou provimento a recurso do plano de saúde Sul América e deu provimento ao recurso de portadora de obesidade mórbida, condenando o plano ao pagamento de R$ 10 mil a título de danos morais.

    A Sul América recorreu da sentença que a condenou a autorizar e a custear todas as despesas necessárias à realização da cirurgia bariátrica. A portadora de obesidade também recorreu argumentando que o apelado deve ser condenado ao pagamento de indenização por danos morais.

    O desembargador afirmou que “a cirurgia bariátrica para tratamento da obesidade mórbida associada a outras doenças não pode ser considerada como tratamento cirúrgico estético, mas sim de tratamento de doença comprometedora da saúde do segurado. Das informações do médico responsável, constata-se tratar de quadro clínico de extrema gravidade, sendo imprescindível a realização do procedimento sob risco de comprometimento da saúde da apelada e, reflexamente, da sua própria sobrevivência. A recusa de cobertura se mostra ilegítima, pois o caso é de procedimento cirúrgico, com indicação de médico especialista, que não se enquadra no conceito de tratamento estético da Lei 9.656/98, que dispõe sobre os planos e seguros privados de assistência à saúde, e excepcionais tratamentos quando não emergenciais. Cabida a condenação à reparação de danos morais. A negativa de cobertura para o tratamento indicado não se trata de simples transtorno do dia a dia, mas de grande angústia e sofrimento causa pela requerida, ante o risco de morte que correu a autora”.

    Processo: 20120111303084 APC

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/plano-de-saude-e-condenado-a-indenizar-portadora-de-obesidade-morbida/100633538

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)