Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Súmulas da Turma de Uniformização dos Juizados Especiais do DF estão disponíveis em nova página no site do TJDFT

    Nessa quinta-feira, 18/12, o TJDFT disponibilizou em seu site nova página que apresenta o inteiro teor das três súmulas da Turma de Uniformização de Jurisprudência dos Juizados Especiais do DF, que vão orientar futuras decisões sobre os temas, e, ainda, apresenta a composição da Turma. Para consultar a nova página, o usuário deve entrar no site do Tribunal, pelo endereço www.tjdft.jus.br, e seguir o seguinte caminho: Institucional>Jurisprudência>Súmulas da Turma de Uniformização.

    Os textos das referidas súmulas foram aprovados pela Turma de Uniformização, na sessão de julgamento do dia 28/11, por unanimidade, e tratam sobre os temas: restituição de valores pagos por consorciado que desiste do consórcio; cumulação de lucros cessantes com multa moratória em caso de atraso na entrega de imóvel; e o prazo de prescrição das ações que solicitam devolução de taxa de corretagem.

    A súmula reflete entendimento pacífico de um Tribunal sobre determinada matéria e tem como objetivo a uniformização da interpretação e aplicação do direito positivo, proporcionando maior estabilidade à jurisprudência e celeridade processual, sem, contudo, vincular as decisões dos magistrados. Na Turma de Uniformização dos Juizados Especiais, as súmulas são propostas a partir de acórdãos proferidos nos incidentes de uniformização de jurisprudência que reconhecem divergência de interpretação de lei entre as Turmas Recursais sobre questão de direito, tornando-a uniforme.

    A Turma de Uniformização dos Juizados Especiais do Distrito Federal é presidida pelo desembargador Arnoldo Camanho. É composta, ainda, pelos magistrados membros das Turmas Recursais.

    Clique aqui e conheça da nova página.

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações86
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sumulas-da-turma-de-uniformizacao-dos-juizados-especiais-do-df-estao-disponiveis-em-nova-pagina-no-site-do-tjdft/159102223

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)