Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Projeto Vozes da Paz orienta alunos de Centros de Ensino Fundamental da Ceilândia

    Alunos dos Centros de Ensino Fundamental 20 e 35 da Ceilândia participaram durante todo o ano do Projeto Vozes da Paz, sendo estimulados pelo Programa Justiça Comunitária, coordenado pelas juízas Gláucia Falsarella Foley e Carla Patrícia Lopes, a refletir sobre as alternativas de resolução de conflitos de forma pacífica e sem violência através do uso da ludicidade.

    Idealizado em 2012, o Vozes da Paz tem como principal objetivo contribuir para a construção da cultura de paz por meio da democratização do espaço escolar e da apresentação da mediação como forma transformadora de resolução de conflitos, incentivando o exercício da cidadania desde cedo. O Projeto realiza atividades que buscam envolver todos os segmentos do universo escolar, alunos, professores, diretores, funcionários e pais de alunos, para que, juntos, encontrem alternativas para solucionar os conflitos que emergem naquela comunidade.

    Com essa perspectiva é que foram criados nos Centro de Ensino de Fundamental 20 e 35 os Círculos da Paz. Compostos pelos representantes de cada segmento escolar, seus membros periodicamente se reúnem e discutem temas da realidade da sua escola, na busca de construírem novas soluções. Os cursos de formação e capacitação de seus integrantes são ministrados pela equipe do Programa Justiça Comunitária, a fim de favorecer a integração e a comunicação eficaz entre aqueles que fazem o ambiente escolar.

    No Centro de Ensino Fundamental 20 foi criada a Rádio Vozes da Paz. Instalada na sala de Assistência Pedagógica do Centro, a rádio é coordenada pelos próprios alunos. São eles que, com os professores e funcionários, animam intervalos entre as aulas e nas datas festivas, propagando mensagens pela convivência pacífica e, seguramente, mais feliz.

    O projeto Vozes da Paz está com novos planos e ideias para 2015 destinados à sensibilização das pessoas, confiante de que é possível multiplicar vozes pela cultura da paz na comunidade escolar e além dela, trabalhando para que os alunos possam descobrir a diversidade de alternativas que existem para a resolução de seus conflitos por meio do diálogo, do respeito e da cooperação.

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações214
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/projeto-vozes-da-paz-orienta-alunos-de-centros-de-ensino-fundamental-da-ceilandia/159114492

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)