Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acusado de tentativa de homicídio tem crime desclassificado

    Nesta terça-feira, 25/8, o juiz-Presidente do Tribunal do Júri de Santa Maria, em conformidade com a decisão do júri popular, desclassificou o crime de tentativa de homicídio, o qual Luciano Bezerra de Lima era acusado, para lesão corporal grave, previsto no artigo 129, § 1º, I, do Código Penal. Pelo crime, Luciano foi condenado à pena de três anos e seis meses de reclusão, a serem cumpridos inicialmente em regime aberto.

    O crime ocorreu no dia 20/1/2012, por volta de 1h, na cidade de Santa Maria. De acordo com os autos, o acusado desferiu diversos socos e pontapés contra a vítima, atingindo-a várias vezes na cabeça.

    Luciano foi pronunciado para responder perante o Tribunal do Júri acusado de homicídio na forma tentada (artigo 121, caput, c/c o art. 14, inciso II, ambos do Código Penal). Mas, em Plenário, o promotor de Justiça se manifestou pela desclassificação da conduta de tentativa de homicídio para outra diversa da competência do Tribunal do Júri, em vista do arrependimento eficaz do acusado. A defesa do réu também pediu a desclassificação, por ausência de intenção de matar.

    Em votação, o Conselho de Sentença, após reconhecer a materialidade e a autoria do crime, entendeu não estar diante de um crime doloso contra a vida.

    O parágrafo segundo do artigo 492 do Código de Processo Penal estabelece que, se for desclassificado o crime para outro de competência do juízo singular, o juiz do Tribunal do Júri toma lugar no julgamento para proferir de imediato a sentença.

    Assim, o magistrado condenou Luciano a três anos e seis meses de reclusão, pela prática de crime de lesão corporal grave. O réu permaneceu preso cautelarmente por um ano, um mês e 10 dias. Assim, considerando que já cumpriu bem mais que um sexto da pena imposta, o juiz fixou o regime inicial aberto para o cumprimento da pena.

    Processo: 2012.10.1.000689-0

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acusado-de-tentativa-de-homicidio-tem-crime-desclassificado/223949628

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)