Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJDFT confirma aplicação de multa por acondicionamento inadequado de lixo

    A 2ª Turma Recursal do TJDFT confirmou sentença do 2º Juizado Especial da Fazenda Pública do DF, que considerou legítima a aplicação de multa administrativa, por acondicionamento inadequado de lixo. A decisão foi unânime.

    O autor ajuizou ação contra a Agefis – Agência de Fiscalização do Distrito Federal, alegando que foi autuado por ter depositado resíduo em local impróprio, a 50 metros de sua residência. Sustenta que não cometeu o ato que ensejou a penalidade, motivo pelo qual requer a anulação do auto de infração, o ressarcimento do valor eventualmente pago e condenação por danos morais.

    Ao analisar os autos, a julgadora afirma que as partes apresentaram provas suficientes ao convencimento do Juízo, e que os elementos constantes dos autos levam à conclusão da impertinência das razões deduzidas pelo autor.

    Isso porque, segundo a magistrada: “A alegação de que o autor deveria ter recebido notificação prévia, não encontra respaldo no artigo 1º, parágrafo 2º do Decreto nº 18.369/97, que alterou dispositivo do Decreto nº 17.156/1996, passando a vigorar com a seguinte redação: ‘§ 2º - A multa deve ser expedida, imediatamente, através da lavratura do auto de infração, exceto em autuações a unidades residenciais individuais, por deposição de lixo fora do horário ou por acondicionamento inadequado, casos em que a notificação preliminar é obrigatória’".

    Diante disso, a juíza concluiu que “não há nulidade a ser declarada, posto que os procedimentos efetivados no processo administrativo não padecem de quaisquer vícios capazes de ensejar a nulidade arguida na inicial”.

    Processo: 0704959-31.2015.8.07.0016

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdft-confirma-aplicacao-de-multa-por-acondicionamento-inadequado-de-lixo/252472754

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)