Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJDFT nega pedido de indenização por matéria jornalística divulgada na internet

    Juíza do 2º Juizado Especial Cível de Brasília julgou improcedente o pedido inicial e extinguiu o processo no qual o autor pleiteava que o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil - Sindifisco Nacional pagasse indenização, por dano moral, por matéria jornalística divulgada na intranet.

    Segundo os autos, o autor é servidor público federal, analista tributário da Receita Federal, e teria sido moralmente ofendido pelo réu, por força de matéria jornalística divulgada na internet e publicada no jornal Correio Braziliense, que tratou da equiparação de cargos públicos.

    Para a magistrada, a matéria veiculada, no entanto, não permite concluir que o réu estabeleceu vínculo entre os ocupantes dos cargos públicos da carreira indicada e o ilícito penal denunciado, tampouco foi manifestada a intenção de macular a honra ou a imagem do autor.

    De acordo com os princípios da livre manifestação de pensamento e liberdade de informação, conforme art. , IV e IX, e art. 220, da Constituição Federal, é lícito ao sindicato, dentro dos parâmetros legais, defender os interesses da categoria que representa. Nesse viés, não é aceitável deduzir que restou caracterizado dano moral passível de indenização, pois não ocorreu afronta ao direito fundamental, tampouco o dolo de violação à honra do autor, afirmou a juíza.

    Assim, a magistrada considerou que o direito de liberdade de expressão, na forma exercida pelo réu, não causou lesão à honra do autor e, inexistindo conduta ilícita, o direito indenizatório pleiteado não tem fundamento jurídico.

    Da sentença, cabe recurso.

    PJe: 0723345-12.2015.8.07.0016

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdft-nega-pedido-de-indenizacao-por-materia-jornalistica-divulgada-na-internet/261468477

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)