Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Artigo de supervisor da VIJ-DF fala sobre entrega em adoção

    A entrega legal em adoção, prevista no parágrafo único do artigo 13 do Estatuto da Criança e do AdolescenteECA, é tema do mais novo artigo de autoria de Walter Gomes de Sousa, psicólogo e supervisor da Seção de Colocação em Família Substituta da Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal – VIJ-DF.

    Para o autor, a possibilidade de uma mãe ou gestante entregar seu filho em adoção à Justiça representa um grande avanço no ordenamento jurídico brasileiro que resguarda os direitos da mulher e do bebê. Segundo o supervisor da VIJ-DF, a Justiça Infantojuvenil tem procurado acolher respeitosamente a mulher que manifesta o interesse de entregar seu filho em adoção.

    “Nesse momento em que os Poderes Executivo e Legislativo noticiam a disposição de promover substanciais alterações nas regras que norteiam o instituto da adoção, torna-se especialmente importante que a possibilidade de entrega de uma criança em adoção ao Sistema de Justiça seja um caminho jurídico menos embaraçoso e mais protetivo e seguro para a mãe”, afirma.

    No texto, o autor ressalta que a possibilidade de uma mulher entregar uma criança em adoção com segurança jurídica, proteção à sua intimidade e o devido suporte psicossocial, mostra-se um relevante caminho alternativo ao abandono de recém-nascidos, às indesejáveis tentativas de aborto ou à destinação imprópria de crianças a esquemas de adoção ilegal.

    Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações121
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artigo-de-supervisor-da-vij-df-fala-sobre-entrega-em-adocao/438995953

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)