Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
- 2º Grau
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJ-DF - HABEAS CORPUS: HBC 20070020135688 DF
Publicado por Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Detalhes da Jurisprudência
Processo
HBC 20070020135688 DF
Órgão Julgador
2ª Turma Criminal
Publicação
DJU 13/02/2008 Pág. : 2406
Julgamento
13 de Dezembro de 2007
Relator
GISLENE PINHEIRO
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
HABEAS CORPUS. FURTO QUALIFICADO. LIBERDADE PROVISÓRIA NEGADA. NECESSIDADE DE MANUTENÇÃO DA CUSTÓDIA CAUTELAR. FOLHA DE ANTECEDENTES PENAIS QUE EVIDENCIA O ENVOLVIMENTO DO PRIMEIRO PACIENTE EM OUTROS DELITOS SEMELHANTES. AUSÊNCIA RESIDÊNCIA FIXA. NECESSIDADE DE GARANTIR ORDEM PÚBLICA, INSTRUÇÃO CRIMINAL E APLICAÇÃO LEI PENAL. ORDEM DENEGADA. SEGUNDO PACIENTE. LIBERDADE PROVISÓRIA NEGADA. PRIMÁRIO. BONS ANTECEDENTES. RESIDÊNCIA FIXA. INSUBSISTÊNCIA DOS REQUISITOS AUTORIZADORES DA CUSTÓDIA CAUTELAR. ORDEM CONCEDIDA.
1 - PRESENTES OS PRESSUPOSTOS DA PRISÃO PREVENTIVA, À VISTA DA FOLHA DE ANTECEDENTES PENAIS DO AGENTE, ONDE REGISTRA SEU ENVOLVIMENTO EM CRIMES SEMELHANTES, NÃO SE CONCEDE A LIBERDADE PROVISÓRIA A AUTOR DE FURTO QUALIFICADO, SOB PENA DE COLOCAR EM RISCO A ORDEM PÚBLICA. DEMAIS DISSO, NÃO APRESENTOU COMPROVANTE DE RESIDÊNCIA FIXA, PERMITINDO INFERIR QUE SUA LIBERDADE COLOCARIA EM RISCO TAMBÉM A INSTRUÇÃO CRIMINAL E EVENTUAL APLICAÇÃO LEI PENAL.
2 - POR OUTRO LADO, EM RELAÇÃO AO SEGUNDO PACIENTE, AS CIRCUNSTÂNCIAS DO CASO PERMITEM CONCLUIR QUE SUA LIBERDADE NÃO APRESENTA RISCO À ORDEM PÚBLICA, À INSTRUÇÃO CRIMINAL E EVENTUAL APLICAÇÃO DA LEI PENAL, EIS QUE CONTA COM APENAS 19 ANOS DE IDADE, É PRIMÁRIO E TEM RESIDÊNCIA FIXA, PECULIARIDADES QUE, NA ESPÉCIE, ESTÃO A RECOMENDAR O RESTABELECIMENTO DE SEU DIREITO DE LIBERDADE CONSTITUCIONALMENTE ASSEGURADO.
3 - HABEAS CORPUS CONHECIDO E ORDEM DENEGADA EM RELAÇÃO AO PACIENTE WALISSON. HABEAS CORPUS CONHECIDO E ORDEM CONCEDIDA EM RELAÇÃO AO PACIENTE DIONILSON
Acórdão
CONCEDER A ORDEM COM EXPEDIÇÃO DE ALVARÁ DE SOLTURA A FAVOR DE DIONILSON RODRIGUES DE SOUSA. DENEGAR A ORDEM NO PERTINENTE A WALISSON DE SOUZA PEREIRA. O 2º DENEGAVA TOTALMENTE A ORDEM IMPETRADA.Indexação