25 de Junho de 2022
- 2º Grau
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios TJ-DF: 0002600-57.2016.8.07.0003 DF 0002600-57.2016.8.07.0003
Publicado por Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Detalhes da Jurisprudência
Órgão Julgador
2ª TURMA CRIMINAL
Publicação
Publicado no DJE : 04/09/2019 . Pág.: 82-100
Julgamento
29 de Agosto de 2019
Relator
SILVANIO BARBOSA DOS SANTOS
Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro
Ementa
RECURSO EM SENTIDO ESTRITO. SUSPENSÃO CONDICIONAL DO PROCESSO. REVOGAÇÃO DO BENEFÍCIO. DESCUMPRIMENTO DAS CONDIÇÕES IMPOSTAS. ACUSADO QUE SE MUDOU SEM ATUALIZAR SEU ENDEREÇO NOS AUTOS. NÃO COMPARECIMENTO EM JUÍZO PARA JUSTIFICAR AS ATIVIDADES EM SETE OCASIÕES DURANTE O PERÍODO DE PROVA. AUSÊNCIA DE ADIMPLEMENTO SUBSTANCIAL DO ACORDO. FINALIDADE DO BENEFÍCIO NÃO ATINGIDA. RECURSO DESPROVIDO.
1. O recorrente teve o benefício da suspensão condicional do processo revogado, porque descumpriu tanto a segunda condição do acordo, que lhe impunha o dever de não mudar de endereço sem comunicar o juízo, quanto a terceira, pois, em várias ocasiões (sete), durante o período de prova (dois anos), deixou de comparecer para justificar suas atividades.
2.Não se verifica que a decisão tenha sido desproporcional, pois, ao contrário do que aduziu a douta Defesa, não houve adimplemento substancial das condições, bem como porque a revogação não foi imediata, ao contrário, a intenção inicial do Ministério Público era apenas prorrogar o período de prova por tempo equivalente ao número de vezes que o recorrente deixou de comparecer em juízo para justificar suas atividades (sete meses), o que, porém, não ocorreu, porque não foi possível intimá-lo.
3. Não se pode afirmar que o processo cumpriu sua finalidade, uma vez que o acusado não demonstrou o compromisso, a disciplina e a responsabilidade que são demandadas pelo benefício que lhe foi concedido.
Acórdão
Recurso desprovido. Unânime.