Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJDFT implanta módulo de julgamento e acórdão eletrônico

    Foi implantado ontem, 27/2, na 3ª Turma Cível do TJDFT o Módulo de Julgamento e Acórdão Eletrônico do SISTJWEB, um projeto piloto. Com a entrega do módulo do SISTJWEB, um importante passo foi dado pelo TJDFT para a renovação de sua base de sistemas, em benefício de magistrados, servidores e jurisdicionados.

    O módulo faz parte do Projeto de Atualização e Modernização das Rotinas de Julgamento do Sistema da 2ª Instância - PROAJU, gerido pela Secretaria Judiciária -SEJU. Esse projeto está inserido no Programa de Manutenção e Aperfeiçoamento dos Sistemas Judiciais do Plano de Gestão do Biênio 2012-2014.

    Segundo a Secretaria de Tecnologia da Informação- SETI, o SISTJWEB é um sistema moderno, que vem sendo desenvolvido pelo TJDFT, com o objetivo de substituir os sistemas atualmente em uso para suporte à atividade fim da Casa (SISTJ e SISPL). Concebido como um sistema unificado de primeiro e segundo graus, ele está sendo construído como um sistema de natureza híbrida, capaz de tramitar tanto processos físicos como eletrônicos. O novo módulo é completamente integrado com os antigos sistemas, de forma a facilitar a transição entre o novo e o antigo para seus usuários.

    Com sua implantação os Desembargadores e servidores que trabalham na Segunda Instância passam a contar com uma ferramenta mais amigável e que permite maior produtividade. Será possível gerar e assinar todos os acórdãos por meio do sistema (o anterior só trabalhava com decisões unânimes). As notas taquigráficas foram completamente integradas a passam automaticamente a compor os Acórdãos. A assinatura eletrônica passa a ser feita com token, ficando mais rápida e simples. A nova funcionalidade “Painel de Controle” possibilita aos magistrados e servidores acompanhar em tempo real o fluxo de confecção dos acórdãos, além da produtividade do gabinete. Sendo baseado no uso de software livre, o novo sistema possibilitará economia nos gastos com licenciamento de software por parte do TJDFT. Além disso, o sistema passa a atender integralmente às normas de formatação adotadas pela Casa, possibilitando também a padronização dos documentos gerados.

    De acordo com a Secretaria Judiciária – SEJU- o maior benefício do novo módulo é a agilidade na tramitação processual. Além disso, o módulo atende os requisitos de uniformização das tabelas processuais unificadas do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e facilita acompanhar o cumprimento de metas com ferramentas de gestão.

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdft-implanta-modulo-de-julgamento-e-acordao-eletronico/100368043

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)