Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Cartilha do TJDFT fala sobre protesto de títulos

Quem já não teve dor de cabeça na hora de receber valores referentes, por exemplo, a cheques e notas promissórias? Para esclarecer algumas dúvidas dos cidadãos sobre o protesto de títulos, uma forma de provar publicamente o atraso do devedor e resguardar o direito ao crédito, o TJDFT lançou, recentemente, por meio da Corregedoria de Justiça do DF, a cartilha O Cartório de Protesto de Títulos, que integra a série Conversando sobre Cartórios Extrajudiciais.

A cartilha responde a 18 perguntas que vão desde o conceito de protesto, como protestar, quais títulos (cheque, nota promissória, etc) podem ser protestados, prazo para pagamento, bem como o tempo para disponibilizar o valor pago pelo devedor, entre outras informações. A cartilha traz ainda telefones e sites que podem auxiliar o usuário na busca por informações.

A série, formada por quatro cartilhas ( O Cartório de Notas, O Cartório de Protesto de Títulos, O Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e O Cartório de Registro de Imóveis), tem o objetivo de auxiliar o acesso a informações relevantes e de aproximar ainda mais o Tribunal da sociedade civil. As cartilhas respondem dúvidas frequentes dos cidadãos por meio de uma linguagem clara e direta.

Conheça também a cartilha O Cartório de Notas da série Conversando sobre Cartórios Extrajudiciais. Para acessar a série, clique aqui.

Manuais

A Corregedoria de Justiça do DF lançou também a coleção Manuais de Correição do TJDFT, composta por dois volumes: Manual de Correição Judicial e Manual de Correição Extrajudicial. Elaborados pelos profissionais responsáveis pelas inspeções e correições, no âmbito do TJDFT, os manuais trazem o que dever ser observado na realização das inspeções, com os devidos apontamentos normativos.

A Corregedoria do TJDFT atua na área de correição, internamente, por meio da verificação periódica da regularidade dos serviços dos cartórios e uniformização e padronização de práticas e rotinas cartorárias; e, externamente, por meio da orientação e fiscalização dos serviços delegados aos cartórios extrajudiciais, para que o cidadão seja atendido com a qualidade, a segurança e o profissionalismo esperados.

  • Publicações17734
  • Seguidores1328
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações202
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cartilha-do-tjdft-fala-sobre-protesto-de-titulos/100434353

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça do Ceará
Notíciashá 11 anos

6ª Câmara Cível determina que cartório permita o protesto de título de dívida alimentícia

Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região
Jurisprudênciahá 4 anos

Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região TRT-24: XXXXX-29.2016.5.24.0004

ARROYO ADVOCACIA, Advogado
Artigoshá 5 anos

As Vantagens e Desvantagens do Protesto em Cartório do Título Executivo Extrajudicial

Mark Rodrigues, Advogado
Artigoshá 10 meses

O que é um título executivo extrajudicial?

Wendy Machado, Estudante de Direito
Artigoshá 10 meses

Títulos executivos extrajudiciais:

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)