Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Inquérito sobre boato do fim da bolsa família é arquivado

O Juiz do 3º Juizado Especial Criminal de Brasília, determinou o arquivamento da investigação criminal, que apurava a autoria de provável boato, que noticiou o fim do pagamento da bolsa família e que teria ocasionado prejuízo à Caixa Econômica, bem como pânico e tumulto em todo o País.

O MPDFT pediu o arquivametno por não verificar "nenhuma comprovação idônea e adequada de que o crime em investigação tenha sido praticado e que a pessoa investigada, ou indicada pela vítima tenha agido com culpa ou mesmo dolo". O magistrado acolheu a manifestação ministerial para o arquivamento, considerando, no mesmo sentido, as conclusões obtidas pela investigação da Polícia Federal.

O Juiz destaca em sua decisão o relatório final produzido pela delegada federal, no qual conclui pela "inexistência de elementos capazes de delimitar autoria e materialdiade do suposto fato delitivo." Segundo a polícia, não seria possível identificar um ponto de origem das notícias anônimas vinculadas ao benefício bolsa família difundidas entre os dias 18 e 19 de maio de 2013.

O magistrado apreciou, ainda, requerimentos pendentes e manisfestou-se pela perda de objeto da decretação de segredo de justiça, que havia sido pedida pela Polícia Federal, considerando que após o encaminhamento do relatório que euxariu as diligências investigativas e, de fato, encerradas as investigações e não havendo mais qualquer risco de se prejudicar o trabalho investigativo, não haveria motivo para decretação de sigilo nos autos.

Assim, em sua decisão final, o Juiz deferiu o pedido de vista formulado pelo líder do Partido da Social Democracia - PSDB, deputado Carlos Henrique Sampaio e também vista à Diretoria Jurídica da Caixa Econômica Federal, que formulou pedido semelhante.

processo. 2013.01.1.1.096901-0

  • Publicações17734
  • Seguidores1328
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações123
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inquerito-sobre-boato-do-fim-da-bolsa-familia-e-arquivado/100614622

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)