jusbrasil.com.br
26 de Outubro de 2021
    Adicione tópicos

    Morre Desembargadora Maria Thereza de Andrade Braga

    Faleceu na manhã desta sexta-feira (29/11) a Desembargadora aposentada Maria Thereza de Andrade Braga Haynes. A magistrada foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Desembargadora do TJDFT e a única a exercer a presidência do Tribunal e também do TRE/DF, ocasião em que presidiu, em 1986, a primeira eleição do Distrito Federal para o Senado e Câmara Federal.

    A Desembargadora coordenava a comissão organizadora das comemorações dos 50 anos da Justiça do DF, festejada neste ano de 2010. Integrava ainda a comissão responsável pelo Programa Memória do TJDFT, instituída pela Vice-Presidência do TJDFT em 2007, responsável pela preservação e difusão permanente da trajetória do Tribunal. Graças ao Programa, inúmeras ações foram desenvolvidas, entre elas a instalação do Espaço Histórico Cultural do TJDFT e o Centro de Memória Digital da Justiça do DF, um espaço virtual onde podem ser assistidas inúmeras entrevistas realizadas pela própria Desa. Maria Thereza.

    Maria Thereza foi nomeada para o cargo de Juíza de Direito da Justiça do Distrito Federal e Territórios, em setembro de 1974, mediante concurso público. Atuou como Juíza da 5ª Vara Cível de Brasília e, em 1980, foi promovida a Desembargadora. Ocupou os cargos de: Corregedora da Justiça do Distrito Federal e Territórios, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal e Presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Aposentou-se em vinte e três de abril de 1991.

    Formada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, a magistrada era natural de Visconde do Rio Branco - Minas Gerais, filha do Desembargador Antonio Pedro Braga, era casada com Donald Haynes e foi cremada na tarde desta quinta-feira.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)