Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Miss Ceará conta sua história de superação aos servidores do TJDFT

    Mesma palestra será aberta ao público amanhã no Fórum de Ceilândia Vanessa Vidal, eleita miss Ceará em 2008, esteve na tarde de hoje (22/9), no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios proferindo a palestra Força, Vida e Superação - Uma Via para a Inclusão.Vanessa, que é surda, foi convidada a participar da 2ª DiversidARTE, mostra de arte e troca de experiências promovida pelo Tribunal como parte do trabalho de sensibilização dos servidores para a inclusão. A palestra foi parte também do programa cidadania corporativa da Escola de Administração Judiciária/Instituto Ministro Luiz Vicente Cernicchiaro.

    Vanessa, que é graduada em Letras Líbras, contou sua história de vida e superação. Falou da falta de preparo das escolas e da sociedade para receber as pessoas diferentes. "Não sou eu apenas que sou deficiente", afirmou, "o ambiente também é deficiente porque ele não me recebe como eu sou". Para ela, a língua materna da criança surda deveria ser a de sinais, que ela precisa aprender o quanto antes. Lembrou que um surdo pode ser um médico ou um advogado, se encontrar adaptação à sua comunicação.

    Sua história de vida foi contada por ela mesma em um livro independente chamado "A Verdadeira Beleza". Vanessa conquistou muito. Além do título de miss Ceará, tornou-se a primeira surda a receber o título de Vice-Miss Brasil e foi coroada Miss Beleza Internacional. Mas a fama foi apenas uma ferramenta que usou para alavancar uma causa maior à qual tem dedicado a vida - a acessibilidade. Vanessa, aos 27 anos, tem certificado de proficiência no uso, no ensino, na tradução e na interpretação de Líbras pelo MEC e, atualmente, cursa Contabilidade. Escreveu a cartilha Como Lidar com Pessoas com Deficiência Auditiva e/ou Surdez. Trabalha como assistente técnica da Coordenadoria de Pessoas com Deficiência da prefeitura municipal de Fortaleza, no Ceará, e viaja pelo país proferindo palestras. Viajar, aliás, é seu forte. Ela visitou vários países, viajando sozinha, e, sorridente, comenta: "experimentei voar e cheguei longe com minhas próprias asas".

    Para um auditório cheio, a simpática modelo que escolheu ser militante pela causa da inclusão, declarou que sua vida "é nada mais que um conjunto de encantadoras histórias de renascimento". Lembra que "existem preconceitos, mas lutamos por nossos valores e nossos direitos".

    Em sua luta pessoal contra preconceitos e barreiras, Vanessa considera as palestras uma ferramente eficaz de sensibilização das pessoas. Achou muito importante a iniciativa do TJDFT de promover uma semana voltada à inclusão através da 2ª DiversidARTE e também do trabalho constante realizado pelo Núcleo de Inclusão - NIC. Ressaltou que "inclusão não quer dizer que somos todos iguais", e que "a inclusão celebra, sim, nossa diversidade".

    A 2ª DiversidARTE continua amanhã com a palestra de Vanessa Vidal no Fórum de Ceilândia, às 16h30. Antes de Vanessa, às 16h, os presentes poderão conhecer também a história do servidor do TJDFT, Sérgio Fróes, atleta paraolímipico de hipismo, que já coleciona várias medalhas. Sérgio falará sobre o Esporte Como Meio de Inclusão Social.

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações857
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/miss-ceara-conta-sua-historia-de-superacao-aos-servidores-do-tjdft/2845671

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)