Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Artigo de juiz do TJDFT é publicado em revista jurídica européia

    A Revista General de Derecho Constitucional, publicada na Espanha (Europa), e de qualificação internacional (nível A2 no Qualis do Ministério da Educação) publicou o artigo de autoria do juiz do TJDFT Ruitemberg Nunes Pereira.

    O trabalho tem como título: "A Proposta do mandato Judiciário para os tribunais superiores do Brasil" (La propuesta de mandato de los tribunales ante los tribunales superiores de Brasil; The proposal mandate of courts to High Courts of Brazil"). Para ler a súmula, clique aqui

    O artigo, disponível no momento apenas para assinantes, versa sobre a seguinte temática: A questão da limitação do tempo do exercício funcional (term of office) dos magistrados que integram as Cortes Superiores (e Suprema) no Brasil. O texto pretende pôr em discussão a legitimidade constitucional, notadamente sob o enfoque do princípio do pluralismo político, da proposta de emenda constitucional que determina a ampliação da idade de aposentadoria compulsória dos juízes em geral para 75 anos. É um dos objetivos do trabalho sustentar a inadequação dessa modificação constitucional e, ao mesmo tempo, suscitar o debate em torno de uma proposta alternativa, que também integra o objeto do artigo, consistente na perspectiva de institucionalização do mandato judiciário no Brasil, em relação àquelas Cortes, buscando os subsídios das experiências existentes no direito comparado, especialmente nos países latino-americanos.

    Por enquanto, o texto é de acesso restrito aos assinantes do periódico jurídico internacional, mas em breve será de acesso livre, o que será informado nesse espaço.

    Compartilhe esta notícia no Envie por email Seu nome Seu email Email do destinatário

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/artigo-de-juiz-do-tjdft-e-publicado-em-revista-juridica-europeia/2897965

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)