Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TJDFT lança Programa Blitz Postural

    Considerando o Plano Estratégico 2015 – 2020 e a iniciativa de definir políticas de valorização aos magistrados e servidores com o objetivo de consolidar a política de gestão por competências alinhada à estratégia, a Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar - CAM, por meio do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho - Pró-Vida e em atendimento ao estabelecido no Plano de Logística Sustentável - PLS do TJDFT, lança o Programa Blitz Postural, que tem por finalidade a criação de uma equipe multidisciplinar que irá visitar os setores do Tribunal para avaliar e sugerir medidas corretivas ergonômicas e posturais, visando os cuidados da saúde com o uso prolongado da tecnologia. A ação está prevista no PLS-TJDFT de 2015 a 2020, que compõe o Planejamento Estratégico da Casa.

    O Programa “Blitz Postural” tem como objetivo conscientizar magistrados e servidores do TJDFT, por meio de processos educativos, da importância das práticas preventivas diárias e mudanças de hábitos; a reduzir e prevenir problemas ocupacionais, através da correção postural individual no próprio local de trabalho; a promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de orientação multidisciplinar.

    Para a implantação do Programa, a metodologia será aplicada em três etapas, sendo a primeira uma visita técnica especializada aos setores do Tribunal para estudo ergonômico; em seguida, haverá uma ação educativa acompanhada de pesquisa de campo e, por fim, será elaborado um plano de correção postural individual.

    O Programa de Qualidade de Vida no Trabalho do TJDFT - Pró-Vida promove diversas ações que visam o bem-estar coletivo e individual dos servidores e magistrados do Tribunal, além de ampliar as possibilidades de desenvolvimento socioprofissional e de exercício da cidadania no serviço Público.

    As ações do Pró-Vida se inserem na dimensão social do conceito de sustentabilidade, incentivando a melhoria da qualidade de vida, o respeito à diversidade e a convivência saudável no ambiente de trabalho e na sociedade.

    A Coordenadoria de Assistência Multidisciplinar - CAM é responsável pelo Pró-Vida e atua no planejamento e execução de projetos de disseminação de práticas saudáveis e de prevenção de doenças em geral.

    Plano de Logística Sustentável - PLS

    O Plano de Logística Sustentável do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, o PLS-TJDFT, aprovado no dia 18/12/2015, na 16ª sessão do Tribunal Pleno Administrativo, é um instrumento vinculado ao Plano Estratégico do Tribunal, de 2015 a 2020, que permite estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade, racionalização e qualidade, com vistas à maior eficiência dos gastos públicos e da gestão dos processos de trabalho do Tribunal.

    A primeira edição do PLS-TJDFT contempla os anos de 2015 e 2016, com metas, ações, objetivos e responsabilidades definidas, prazos de execução, mecanismos de diagnóstico e monitoramento, bem como avaliação de resultados que permitem estabelecer e acompanhar práticas de sustentabilidade no Tribunal. O instrumento segue a Resolução 201 do Conselho Nacional de Justiça, que trata da implantação do PLS e de núcleos socioambientais nos órgãos do Poder Judiciário.

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações77
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tjdft-lanca-programa-blitz-postural/296963712

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)