Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei que trata formação de banco público de células tronco é inconstitucional

    O Conselho Especial do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios julgou procedente a ação, e declarou a inconstitucionalidade da Lei Distrital 5.471/2015, de 23/4/2015, com efeitos retroativos à data de publicação da lei.

    A referida lei estabelece regras para a doação de sangue do cordão umbilical para a formação de banco público de células-tronco para tratamento de leucemia, linfoma e outras doenças, no Distrito Federal e permite a coleta de sangue de cordão umbilical nos partos realizados nos hospitais públicos e privados do Distrito Federal, salvo se a gestante não concordar.

    O MPDFT ajuizou ação direta de inconstitucionalidade e argumentou que a referida lei seria formalmente inconstitucional, além de conter vício de iniciativa, pois teria sido elaborada por parlamentar, mas trata de matéria cuja competência é privativa do Governador do Distrito Federal.

    A Câmara Legislativa do Distrito Federal se manifestou pela constitucionalidade da lei, defendeu a constitucionalidade do ato normativo e ressaltou que não há previsão, na Lei Orgânica do Distrito Federal, de nenhuma reserva de iniciativa para projetos de lei que tratem de saúde pública.

    O Governador do Distrito Federal e a Procuradoria-Geral do Distrito Federal opinaram no mesmo sentido do MPDFT e defenderam a inconstitucionalidade da norma.

    Os desembargadores entenderam pela existência do vício formal e declararam a inconstitucionalidade da lei por unanimidade.

    Processo: ADI 2015 00 2 017701-2

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações6
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-que-trata-formacao-de-banco-publico-de-celulas-tronco-e-inconstitucional/308271610

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)