Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024

Banco BMG é condenado a devolver em dobro cobrança de empréstimo não realizado

O juiz da 4ª Vara Cível de Taguatinga julgou procedente o pedido do autor, e condenou o Banco BMG S/A ao pagamento de R$ 25 mil a título de devolução em dobro de valores referentes a dois empréstimos que o autor não realizou.

Os autor ajuizou ação para declarar a inexistência de dois empréstimos que o banco vinha descontando em sua conta, e para ser ressarcido dos valores que foram descontados equivocadamente. Segundo o autor, ele teria realizado 3 contratos de empréstimo com o banco, mas o banco passou a cobrar, através de desconto em conta corrente, por mais 2 supostos empréstimos que não foram contratados.

O banco não apresentou defesa dentro do prazo legal.

O magistrado registrou que, em razão da relação de consumo entre as partes, era ônus do banco comprovar a origem dos descontos e o mesmo não o fez e, por ter realizado cobranças de forma indevida, deve ressarcir o consumidor de forma dobrada.

A decisão não é definitiva e pode ser objeto de recurso.

Processo: 2015.07.1.025546-4

  • Publicações17734
  • Seguidores1328
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações258
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-bmg-e-condenado-a-devolver-em-dobro-cobranca-de-emprestimo-nao-realizado/312323743

Informações relacionadas

Kizi Marques Iuris Petições, Advogado
Modeloshá 3 anos

[Modelo] Ação Declaratória de Inexistência de Débito

Carolline Reboucas, Advogado
Modeloshá 5 anos

Recurso adesivo - Majoração Danos Morais

Petição Inicial - TJAM - Ação Declaratoria de Nulidade e Quitação de Débito com Pedido de Tutela Antecipada c/c Reparação por Danos Materiais e Morais - Procedimento Comum Cível - contra Banco BMG

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinahá 3 anos

Capítulo II. Da Apelação

Felipe Alves, Advogado
Notíciashá 7 anos

Devolução em dobro: veja quando o consumidor tem esse direito

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)