Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Campanha de doação de gibis termina nesta sexta-feira

    Termina nesta sexta-feira, 20/5, a campanha de doação de gibis da Vara da Infância e da Juventude do DF - VIJ/DF. Interessados em participar contribuirão com o auxílio à leitura aos adolescentes do sistema socioeducativo. Até o final da última semana, já foram arrecadados mais de 3 mil gibis, incluindo exemplares raros doados por colecionadores da cidade.

    Assim como muitos garotos, os adolescentes do sistema socioeducativo também se interessam pelas aventuras de Cascão, Cebolinha, Mônica e outros divertidos personagens. Essas histórias trazem valores como amizade, honestidade e responsabilidade, imprescindíveis para a mudança de vida de que esses socioeducandos precisam.

    A campanha está sendo promovida pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do DF (CIJ/DF) em parceria com a Rede Solidária Anjos do Amanhã, programa de voluntariado da VIJ/DF. Os exemplares podem ser entregues nas diretorias dos fóruns do DF e na Rede Solidária, na SGAN 909, das 12h às 19h. Para mais informações, os telefones da Rede são 3103-3382 e 3103-3285.

    A assessora administrativa da CIJ/DF, Simone Resende, acredita que os gibis podem despertar nos adolescentes o interesse pela leitura de outros títulos e livros, além de ampliar o vocabulário e abrir novos horizontes.

    O art. 124 do Estatuto da Criança e do Adolescente, nos incisos XI e XII, diz que o socioeducando tem direito a realizar atividades culturais, esportivas e de lazer, bem como receber profissionalização e escolarização. Nesse contexto, a leitura de gibis pode divertir e educar. Aproveite a oportunidade para se desfazer da antiga coleção de gibis dos filhos e ajude os adolescentes em conflito com a lei a recomeçarem, inspirando-se nos bons exemplos das histórias em quadrinho. Lembrando que os gibis devem ser adequados ao público adolescente.

    Bibliotecas

    Os gibis serão destinados à biblioteca da Unidade de Internação Provisória de São Sebastião – UIPSS e o excedente, se houver, será distribuído entre as bibliotecas das demais unidades socioeducativas do DF. Na UIPSS, os adolescentes ficam internados provisoriamente até 45 dias, aguardando decisão judicial.

    A ideia da campanha surgiu em uma reunião da CIJ/DF na qual o juiz da Vara Regional de Atos Infracionais da Infância e da Juventude, Márcio da Silva Alexandre, observou o interesse dos adolescentes da UIPSS pelos gibis.

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações280
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/campanha-de-doacao-de-gibis-termina-nesta-sexta-feira/339541521

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)