Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Instituição de ensino não pode ser responsabilizada por roubo em estacionamento público

    Juíza titular do 3º Juizado Especial Cível de Brasília julgou improcedente o pedido do autor para responsabilizar e condenar a Fundação Getúlio Vargas pelo roubo de sua bicicleta.

    Para a juíza, apesar das alegações do autor, a utilização de estacionamento em área pública pelos consumidores não tem o condão de obrigar a parte ré a qualquer pagamento. Além do que, as fotografias apresentadas demonstram que o local não é cercado e não possui aparatos de segurança, servindo como estacionamento de diversos estabelecimentos próximos, o que afasta a incidência do disposto na Súmula 130 do STJ e, por consequência, o dever de indenizar. Também, nesse sentido é o entendimento jurisprudencial: Inaplicável a súmula 130 do STJ ao furto de veículo estacionado em local público que serve a diversos estabelecimentos que se encontram nas redondezas.

    Ademais, o autor afirma ter trancado a bicicleta em placa de sinalização vertical, inapropriada para tanto, concorrendo para o evento danoso, segundo a magistrada.

    A julgadora explica que a infração à regra prevista na Lei Distrital 4.800/12 por parte das instituições de ensino deve ser penalizada com sanções administrativas previstas em lei, aplicadas pelos entes públicos competentes para a fiscalização, o que não se confunde como dever irrestrito de guardar os bens estacionados.

    Assim, sem a verificação da traditio (entrega do bem), não ocorre o depósito, e por via de consequência a obrigação de guarda, não podendo a ré ser condenada a pagamento de prejuízos materiais sofridos em razão do furto em área pública.

    Por fim, sem a efetiva comprovação do ato ilícito praticado pela Fundação Getúlio Vargas, não há que se falar em indenização por danos morais, nos termos do art. 927 do CC/02.

    Cabe recurso.

    PJe: 0738311-43.2016.8.07.0016

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações74
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/instituicao-de-ensino-nao-pode-ser-responsabilizada-por-roubo-em-estacionamento-publico/462120020

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)