Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Faculdade que reduziu carga horária de curso deve reduzir mensalidade também

    A 3ª Turma Recursal do TJDFT manteve sentença do Juizado Cível de Brazlândia que condenou a Faculdade Anhanguera a reduzir o valor da mensalidade de uma aluna, ante a redução da carga horária do curso contratado. A decisão foi unânime.

    Consta dos autos que a autora firmou contrato de prestação de serviço educacional com a ré, na modalidade curso superior a distância, com previsão de duas aulas semanais presenciais e mensalidade no valor de R$ 489,99. Contudo, a ré reduziu, unilateralmente, a carga horária presencial de dois para apenas um dia por semana, sem promover nenhuma adequação à mensalidade pactuada originalmente.

    Tratando-se de relação jurídica de consumo e sendo aplicável o art. , VIII do CDC, cabia à parte ré demonstrar concretamente que a redução de dias para comparecimento pessoal à instituição pelo aluno não resultou em diminuição de carga horária. A ré poderia ter demonstrado que houve "compensação" na grade horária das matérias ministradas no curso a distância, capaz de justificar a redução das aulas presenciais, porém, não o fez.

    "Em que pese se tratar de curso superior a distância, em que poderia haver compensação de matéria no ambiente virtual, a requerida deixou de demonstrar tal fato, não justificando a cobrança do mesmo valor com redução de carga horária nas aulas presenciais", concluiu a juíza originária, que condenou a ré a reduzir o valor da mensalidade cobrada no patamar de 50%.

    Em sede recursal, a ré foi condenada ainda ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios.


    Processo: 2016.02.1.002890-0

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações151
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/faculdade-que-reduziu-carga-horaria-de-curso-deve-reduzir-mensalidade-tambem/463478734

    Informações relacionadas

    Súmula n. 32 do TJ-RN

    Notíciashá 7 anos

    Faculdade que reduziu carga horária de curso deve reduzir mensalidade também

    Jurisprudênciahá 10 meses

    Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte TJ-RN - APELAÇÃO CÍVEL: AC XXXXX-90.2020.8.20.5001

    Leonardo Costa, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    Mudança na grade curricular e sua aplicabilidade

    Beatriz Sales, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Como juntar documentos de áudio e vídeo no PJe?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)