Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    “Justiça Multiportas” teve mais de 900 participações nos debates sobre novas formas de acesso ao Judiciário

    Na última sexta-feira, 17/11, as atividades do Seminário “Justiça Multiportas: A Experiência do TJDFT” foram concluídas com 932 presenças registradas nos dois dias de evento realizado no auditório do IDP. Entre os participantes, estiveram estudantes de Direito, mediadores, conciliadores, auditores fiscais da Receita do DF, advogados da União, representantes de instituições religiosas, além de estagiários, magistrados e servidores do TJDFT. O objetivo do evento foi disseminar a Política Nacional de Tratamento Adequado de Conflitos, tendo por base as práticas já adotadas no Tribunal.

    O 2º Vice-Presidente do TJDFT, desembargador José Jacinto Costa Carvalho, discursou na abertura do Seminário, destacando que “a abertura de múltiplas portas pelo Poder Judiciário aproxima-o do cidadão e auxilia no resgate de sua missão primordial: levar a pacificação social a quem precisa.” A abertura do evento contou ainda com a apresentação do Hino Nacional da Banda Toque Especial, que faz parte de um projeto que atende mais de 100 alunos com deficiência física.

    O evento foi proposto para ser um espaço de debate e divulgação de métodos e experiências de trabalho, como os da Justiça Restaurativa, do Programa Justiça Comunitária, do Programa de Tratamento ao Consumidor Superendividados, do Projeto Constelar e Conciliar, da Central Judicial do Idoso, e tantos outros projetos executados, pelo TJDFT, na adoção do sistema de múltiplas portas aos jurisdicionados para a solução dos seus conflitos.

    Visita de magistradas da Paraíba

    As mesas de debate tiveram a participação de juízes coordenadores dos programas e projetos do TJDFT mencionados acima: juíza Luciana Yuki, juíza Caroline Santos Lima, juiz Marco Antônio do Amaral, juíza Glaucia Foley, juíza Camille Javarine, juíza Monize da Silva Marques, juíza Magáli Dellape Gomes, juíza Gilsara Cardoso Furtado, juiz André Gomma de Azevedo, juiz Atalá Correia e o desembargador Roberto Freitas Filho.

    O Seminário contou ainda com a presença das magistradas do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ana Amélia Câmara, coordenadora do CEJUSC-cível de João Pessoa; e a juíza da área fazendária, Flavia da Costa Lins Cavalcanti. Ambas são responsáveis pelo incentivo da Política Judiciária Nacional de Resolução Adequada de Conflitos naquele Estado. Após as palestras do dia 16/11, as magistradas visitaram o CEJUSC de Brasília, onde conheceram as instalações e processos de trabalho, acompanhadas da juíza coordenadora, Camille Javarine.

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações26
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-multiportas-teve-mais-de-900-participacoes-nos-debates-sobre-novas-formas-de-acesso-ao-judiciario/522552844

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)