Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Turma mantém condenação por golpe em venda de suplementos alimentares

    A 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios - TJDFT, por unanimidade, negou provimento ao recurso do réu, e manteve a sentença de 1ª Instância que o condenou pela prática de estelionato, em razão de ter recebido valores por compra de suplementos alimentares que nunca foram entregues.

    Segundo a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - MPDFT, o réu se apresentava como gerente de uma loja de suplementos alimentares e induziu a vítima a acreditar que estava adquirindo seis produtos por um total de R$ 1 mil reais, valor que foi depositado na conta do réu, para que a entrega fosse efetivada em 10 dias, fato que nunca se concretizou, mesmo com a insistência da vitima em contatá-lo.

    A juíza substitua da 8ª Vara Criminal de Brasília condenou o réu pela prática do crime descrito no artigo171, caput, do Código Penal, e fixou sua pena em 1 ano de reclusão, em regime aberto, e ao pagamento de multa de 10 dias-multa. Em razão da presença dos requisitos legais, a magistrada substituiu a pena privativa de liberdade por 2 penas privativas de direitos, a serem definidas pelo juízo competente pela execução.

    O réu apresentou recurso no qual requereu sua absolvição em razão de ausência de intenção na pratica do crime. Contudo , os magistrados entenderam que a sentença deveria ser mantida em sua integralidade, e registraram: “A má-fé e o ardil do acusado restaram demonstrados pelo fato de o réu se apresentar como gerente da loja de suplementos alimentares, bem como exigir o pagamento antecipado sabendo da sua impossibilidade em cumprir o acordado. Outro elemento comprobatório do dolo na conduta do acusado está no fato de Ruan não ter apresentado qualquer comprovante da compra dos produtos do fornecedor. Ademais, a vítima tentou, por diversas vezes, entrar em contato com o acusado, sem conseguir resposta. Deveras, o apelante não procurou a vítima para devolver o dinheiro ou, no mínimo, no intuito de solucionar a controvérsia. O dolo da conduta do réu emerge do fato de que obteve vantagem ilícita, em prejuízo alheio, ao induzir a erro a vítima ao se passar por gerente de loja e comercializar produtos de terceiros, recebendo o numerário sem a efetiva entrega dos bens. Portanto, a conduta do acusado subsume-se, formal e materialmente, ao tipo penal do art. 171, caput, do Código Penal. Rejeita-se, pois, o pleito absolutório. Adequada a pena aplicada, pois as circunstâncias judiciais foram devidamente sopesadas e observadas as diretrizes dos artigos 44, 59 e 68 do Código Penal. Sanção fixada no mínimo legal”.

    Processo: APR 20150111243307

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações130
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/turma-mantem-condenacao-por-golpe-em-venda-de-suplementos-alimentares/602057169

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)