Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    COORPSI recebe especialista para roda de conversa

    Na última sexta-feira (10/8), os assistentes sociais da COORPSI - Coordenadoria Psicossocial Judiciária - receberam a visita da assistente social Eva Teresinha Silveira Faleiros para uma proveitosa roda de conversa. Durante o encontro, Eva teceu importantes reflexões sobre a atuação do assistente social no TJDFT, especialmente nas áreas em que estes profissionais atuam no âmbito da COORPSI: violência doméstica e familiar contra a mulher, abuso sexual contra crianças e adolescentes, conflitos familiares (envolvendo disputas de guarda, visitas, etc), uso de drogas, dentre outras. Refletiu-se, ainda, acerca da importância do serviço social na Justiça, na medida em que o objeto de intervenção do assistente social - a garantia de direitos - vai ao encontro da missão do TJDFT, em proporcionar o acesso à Justiça e a resoluções de conflitos.

    Na oportunidade, a convidada e os servidores realizaram diversas reflexões sobre aspectos sociais, históricos e políticos da realidade institucional e do contexto das políticas públicas brasileiras que incidem diretamente sobre a atuação do assistente social no TJDFT. Ao final, puderam ser identificados diversos desafios e caminhos possíveis para superá-los. Dentre eles, destacou-se a importância do trabalho em rede e da união desta categoria de trabalhadores.

    Mestra em Serviço Social pela Université Laval, Québec - Canadá, Eva Teresinha Silveira Faleiros já atuou como professora na Universidade de Brasília e em outras instituições de ensino superior, assim como exerceu diversos cargos públicos de gestão nas áreas de saúde mental e de violência sexual contra crianças e adolescentes. Referência para o Serviço Social brasileiro, Eva Faleiros destaca-se também como pesquisadora e por sua atuação junto à sociedade civil – entre elas a INVERSO, organização não governamental que se tornou um marco para o movimento de luta antimanicomial no Distrito Federal. Foi coordenadora do Disque Denúncia 100, do Movimento Pró Saúde Mental do Distrito Federal, e é autora de publicações na área da infância e adolescência, em especial sobre violência contra essa população de 1996 a 2015.

    • Publicações17734
    • Seguidores1328
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações134
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/coorpsi-recebe-especialista-para-roda-de-conversa/614240223

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)